O Ar de Boa Vista é classificado como ‘muito prejudicial à saúde’

O Ar de Boa Vista é classificado como ‘muito prejudicial à saúde’

14 de Março, 2024 2 Por Administrador

Fumaça de queimadas na capital de Roraima. (Foto: Luis)

Em Boa Vista, o ar foi classificado pelo Índice Mundial de Qualidade do Ar, na noite dessa quarta-feira 13 março, como “muito prejudicial à saúde”, na categoria PM 2,5 (partículas finas com diâmetro inferior a 2,5 micrómetros ou milésimos de milímetro), vai de 201 a 300 – depois disso, o índice classifica o ar como “perigoso”. É a segunda pior classificação de risco do índice mantido por cientistas que monitoram o ar em todo o planeta para promover conscientização sobre a poluição.

Os últimos três picos dessa classificação na capital de Roraima foram registrados no dia 13 março 24 às 22h e neste dia 14 março 24 entre à 0h e às 3h. Quando o índice aponta pra esse prejuízo à saúde, quer chamar a atenção para advertências de saúde sobre condições de emergência e que toda a população tem maior probabilidade de ser afetada.

Além disso, o índice recomenda que pessoas ativas e as que possuem doenças respiratórias evitem qualquer esforço ao ar livre, assim como todos os grupos, especialmente as crianças, devem diminuir o esforço em meio a essa exposição. A poluição da fumaça que cobre o céu de Boa Vista vem das queimadas em virtude da seca que o estado vem sofrendo neste ano.

14 de março de 2024