A importância da navegação no Rio Solimões

A importância da navegação no Rio Solimões

6 de Dezembro, 2021 0 Por Administrador

Foto: Mateus Pinto

Os rios da região Norte é parte integrante da vida dos habitantes daquela região do Brasil. São favoráveis à navegação, pois muitos são extensos e volumosos e suas águas fluem lentamente. Tal condição faz com que os rios sejam uma importante via de transporte para os habitantes da região contribuindo muito para o dia a dia daquele povo tão acolhedor.

Foto: Luciano Silva

Com sua nascente no Peru, o Solimões entra em território brasileiro através do município de Tabatinga, e possui uma extensão total de 1620 km. Localizado no oeste do estado do Amazonas é grande fonte de alimento, transporte, comércio e lazer. Caracterizando-se como um rio de grande importância na vida e economia da população do norte do Brasil.

As cidades percorridas pelo Solimões são São Paulo de Olivença, Amaturá, Santo Antônio do Içá, Tonantins, Jutaí, Fonte Boa, Tefé, Coari, Codajás, Anamã, Anori, Manacapuru, até a chegada em Manaus, onde ao encontrar o Rio Negro, recebe o nome de Rio Amazonas. Merece destaque também o encontro das águas deste e do rio Negro, um espetáculo natural, pelo contraste formado pelas águas de ambos.

Com saídas regulares de Manaus para o interior, em seu leito navegam barcos regionais ou lanchas rápidas, as embarcações transportam milhares de pessoas e os suprimentos que abastecem os diversos municípios e comunidades amazonenses.

 

Bibliografia

Rio Solimões. Disponível em: https://www.infoescola.com/hidrografia/rio-solimoes/. Acesso em: 6 dez. 2021