Comerciantes sentem os impactos após o fechamento da fronteira do Brasil com a Venezuela
10 de Março, 2021Foto: Santo
Atualizado em 10/03/2021
Para os comerciantes de Pacaraima o fechamento da fronteira só está favorecendo alguns empresários da Região Norte do Brasil. Uma vez que tais empresários conseguiram atravessar diversas carretas abarrotadas de produtos para a Venezuela. Enquanto isso os venezuelanos que compravam no comércio local estão sendo impedidos de adquirir produtos na cidade e de fazer a economia do município se manter ativa.
Os empresários pacaraimenses acreditam que os produtos que cruzam a fronteira em direção ao território venezuelano não chegam à população mais humilde daquele país. Eles afirmam que boa parte desses produtos são encaminhados às áreas de garimpo. Além de indagarem como os produtos estão sendo pagos, tendo em vista que as relações comerciais estão suspensas. Desta forma os pagamentos não estariam ocorrendo através de transações bancárias e nesse sentido também não estariam sendo tributadas.
Atualmente as pessoas que tentam entrar em Pacaraima fazem um jogo de gato e rato com as forças de segurança que tentam cumprir a Portaria Nº 652, DE 25 DE JANEIRO DE 2021, que dispõe sobre a restrição excepcional e temporária de entrada no País de estrangeiros, de qualquer nacionalidade, conforme recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa.