AUTORIDADES VEM A PACARAIMA, MAS FICAM ISOLADAS DA POPULAÇÃO
13 de Fevereiro, 2020AUTORIDADES VEM A PACARAIMA, MAS FICAM ISOLADAS DA POPULAÇÃO:
A tão esperada visita do Vice Presidente da República Hamilton Mourão e do Ministro da Justiça Sergio Moro causou frustração na população de Pacaraima. Depois de cinco dias de intensos protestos com a finalidade de chamar a atenção das autoridades federais para a crise vivenciada pela população local, os habitantes de Pacaraima ficaram paralisados diante da realidade presenciada no dia de hoje. Em um acordo firmado com as autoridades locais na tarde de terça feira (11), na sede do Ministério Público de Roraima, que colocou fim aos atos de protesto, ficou acertado que durante a visita do Vice Presidente Hamilton Mourão, uma comissão de moradores de Pacaraima seria recebida pela citada autoridade e lhe entregaria uma pauta com as reivindicações contemplando os clamores da população local. Porém o que a população verificou durante a permanência dessa autoridade em Pacaraima foi um forte esquema de segurança que foi montado pelo Exército, Polícia Federal, Policia Rodoviária Federal que manteve os visitantes completamente isolados da população. Este fato causou muita frustração e descontentamento, e as pessoas que viam nessa visita a esperança de obter uma solução para a situação caótica que assola o município, na área de segurança pública, infraestrutura, educação e saúde, ficaram decepcionadas.
Os populares eram unânimes em denunciar que as autoridades da Operação Acolhida, principalmente o Exército, seguindo as orientações das ONGs e da própria ONU estavam escondendo do Vice Presidente Hamilton Mourão e do Ministro Moro a real situação da imigração venezuelana. Os populares denunciaram que os venezuelanos que no dia a dia ficam perambulando pelas ruas de Pacaraima promovendo roubos, furtos e agredindo os moradores locais, foram escondidos dentro dos abrigos da Operação Acolhida para não serem vistos pelos integrantes da comitiva que visitava a cidade.
Embora as autoridades tenham percorrido as ruas de Pacaraima, os venezuelanos problemáticos foram retirados das ruas para não serem vistos e a população impedida de se aproximar das mesmas para manifestarem suas demandas.
A comitiva deu uma breve entrevista coletiva, a portas fechadas, para alguns veículos de comunicação que foram autorizados a entrar nas instalações do Exército e encerrou a visita por volta das 13:00 horas, ocasião em que retornou a Boa Vista em um avião da Força Aérea Brasileira.